Você sabe o que é e qual a importância da Identidade Visual para a sua empresa? Entenda melhor sobre esse conceito e fique por dentro de uma dica. 

Identidade Visual: por que a sua marca precisa de uma?

Se você tem uma marca e deseja se posicionar no mercado, saiba que possuir uma Identidade Visual é parte essencial desse processo. Talvez você não tenha tanta familiaridade com o termo, mas com certeza é atingido por ele todos os dias.

O mundo é muito visual e a Identidade de uma marca diz muito sobre isso. Assim como os seres humanos possuem uma imagem e uma personalidade, as marcas também devem ser reconhecidas dessa forma.

Entenda melhor sobre a questão da Identidade Visual e qual é a importância de investir na sua própria identidade como marca. Vamos lá? Acompanhe-nos até o final para uma super dica. 

O que é Identidade Visual

Primeiramente, vamos entender o que é Identidade Visual. O próprio nome já traz um pouco do significado deste termo, não é mesmo? Porém é preciso falar um pouco mais sobre ele.

O objetivo da Identidade Visual é personificar a marca, trazendo um rosto e uma personalidade para ela.

Vamos usar um exemplo para que isso fique mais claro: quando você vê algo com as cores amarela e vermelha, a primeira coisa que vai te remeter à cabeça é o Mc Donald’s. 

Se você olhar letras cursivas e todas enfeitadas, provavelmente pensará que é um produto da Coca-Cola. Um roxo bem forte? Pode ser uma propaganda da Nubank.

Então, a Identidade Visual faz com que não necessariamente você leia o nome dela para saber que aquilo é obra daquela marca. Quem consegue fazer isso com destreza ganha o mercado por diversos motivos. 

Mas como fazer isso? Bem, você precisa pensar em paleta de cores, tipos de formas que irá usar, fontes… 

É importante definir um padrão, mas um padrão que tenha possibilidades para que você consiga adequar a qualquer produto ou situação… 

Por que a sua marca precisa de uma?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre identidade da sua marca, veja o porquê de isso ser algo tão importante. 

Ter uma personalidade para chamar de sua

Primeiramente, ter uma Identidade Visual é uma forma de criar uma personalidade para o seu produto.

A importância disso é que as estratégias de marketing terão um direcionamento. O visual não deve ser aleatório, pois isso confunde o consumidor e, além disso, seguir o “padrão” norteia as estratégias (de marketing, produtos…). 

Familiaridade com o seu público

Quando o público começa a identificar a sua marca isso gera uma familiaridade instantânea.  É quase como se o consumidor fizesse um amigo! E isso é ótimo, pois ele olhará para a sua marca com mais simpatia. 

Fidelização de clientes 

Isso nos leva à fidelização de cliente. O Mc Donald’s faz isso muito bem! É realmente difícil trocar o Mc Donald’s por outra rede de fast food, mesmo a outra sendo melhor em outros aspectos. 

Posição no mercado

E, claro, tudo isso vai gerar uma posição no mercado muito sólida. É como se a sua marca não pudesse sumir, porque as pessoas já conhecem você! 

Conheça a Ideup

A Ideup é uma agência de design que irá te ajudar a construir uma Identidade Visual para sua marca. 

É muito importante que tudo isso seja feito com muito cuidado e carinho – e, claro, com muita qualidade também.

Caso contrário o propósito de toda essa ação não é atingido. A identidade vai muito além de cores e formas, como dito anteriormente, é uma personalidade!

Para saber mais sobre as possibilidades da Identidade Visual, não deixe de conhecer a Ideup, agência de design.