Formas de fidelização dos seus clientes

Para que possamos entender a consolidação dos produtos que são presença garantida no mercado e fazem parte da vida de muitas pessoas, principalmente de seus/suas compradores mais assíduos, precisamos entender como o funciona o processo de fidelização desses clientes com a marca.

A fidelização da marca torna mais que correspondente à relação entre os dois, é como se a marca se integrasse a vida dos seus clientes, que compram frequentemente, por longos períodos ou em casos que o cliente já não consegue ficar sem essa marca.

Quando esse processo de fidelização da marca acontece de maneira significativa ao cliente pretendido, além dele adquirir constantemente o produto e rejeitar as marcas concorrentes ao serviço que ele possui e é fruto dessa relação, como ele passa a recomendar às pessoas próximas ou até mesmo quem esteja por perto (sem relação alguma), o produto para demonstrar sua fidelização à marca, e mostra para alguém mesmo que esse alguém não seja da referida marca, mas pelo menos para aquele interessado ou se torna um potencial consumidor dela.

Mesmo que esse processo não pertença mais sob os domínios do profissional de comunicação, ele será o responsável indireto por iniciar, manter ou em casos ruins cortar esse vínculo que a pessoa do consumidor tem com o produto.

Devido a toda preparação que o profissional de comunicação tenha que fazer com a marca, ele terá que se preocupar sim em proporcionar a relação desse vínculo de marca e consumidor, para começar a pensar em meios na sua mensagem que comece esse processo, “dê a mão ao cliente apertar e estabeleça um contrato emocional com ele”.

Para uma mensagem eficiente, o cliente por sua vez, terá que perceber que ele tem toda a segurança de adquirir esse produto, que ele possa se sentir contente em adquiri-lo e que o produto ou serviço também funcione para que não aconteça um revés e promover a insatisfação dele como consumidor. Não irá adiantar em nada cuidar de todo o processo de comunicação, se o produto ou o serviço falhar na entrega de sua função a demanda, uma falha em atuação causará um grande dano nessa relação de confiança do produto (seja ele uma novidade para ele ou algo que já esteja acostumado, o grau pode variar de acordo com o tempo de uso) e colocará em risco a continuidade dessa relação bem como provocar a interrupção desse processo de compra do produto.

Algumas dicas para manter esse cliente sempre fiel a sua rede de relacionamentos para que assim ele entre para a base de clientes fixos e você possa sempre contar com esses consumidores junto à eficiência do seu plano de fidelização.

Como vendedor, a primeira coisa que deve ser pensada para alcançar a fidelização de um cliente é justamente se por no lugar dele. Tratá-lo muito bem adequando sua oferta do produto a necessidade que ele tenha é primordial para garantir o sucesso de venda do seu produto.

Faça um exercício de se imaginar como cliente e pense como você gostaria de ser tratado, tratado da melhor maneira, sempre com atenção e com um atendimento satisfatório. É isso mesmo, se você se sentir satisfeito assim que você idealizou a maneira de como seria bem tratado, você colocando em prática esse bom tratamento lhe dá um grande passo para alcançar o sucesso em adquirir clientes para uma nova base em que possa contar.

Assim que você encontrar a melhor maneira de coloca-lo em sua frente e tratar muito bem, faça o trabalho de direcionamento da mensagem, falando diretamente para esse cliente com a prática desse ideal e fale com as palavras certas, do jeito certo que você passe a mensagem que o seu negócio represente para esse cliente.

Tenha a disposição toda uma estrutura de relacionamento com esse cliente e nunca o deixe na mão para que você possa esclarecer qualquer dúvida ou mesmo para receber demonstrações de afeição com a marca, assim você posiciona sua presença para ele, que já vai saber que pode contar com você e a marca que estará divulgando. Uma relação mutua de parceria para que o próprio negócio possa fluir.

E para esse contato ser materializado, invista em campanhas do marketing de relacionamento para que mantiver sua base de clientes fiel a suas mensagens. Atualize sobre as novidades, informe se houver algum imprevisto ou problema que apareça com o nome da empresa e reforçando o intuito da relação entre a empresa e o cliente, deixe sempre aberto e disponível o espaço para feedback que o cliente tenha sobre uma opinião, dúvida, reclamação ou sugestão de alguma ação da empresa. Traga o seu cliente mais perto de sua empresa!