A criatividade é um conceito conhecido por todos, não é mesmo? Sabemos que é uma característica muito positiva e que traz consequências boas tanto para a nossa vida profissional quanto para nossa vida pessoal. 

Ser criativo abre muitas oportunidades e com certeza chama a atenção das pessoas, sendo assim, é uma skill muito importante para o dia a dia corporativo – e isso não envolve apenas o setor de marketing, mas a própria operação. 

Mas será que essa habilidade é algo intrínseco nas pessoas? Muitos acham que sim, mas neste artigo você verá que essa é uma ideia equivocada. Veja, também, como a criatividade influencia no crescimento visual da empresa. 

O que é criatividade?

A primeira coisa que devemos esclarecer é sobre a própria definição de criatividade. Ser criativo é transformar soluções tradicionais em novas, é ser disruptivo e criar soluções que ainda não existem. 

Uma pessoa criativa consegue ter perspectivas diferentes sobre uma mesma coisa e normalmente pensa “fora da casinha”, trazendo ideias bem bacanas para a corporação. 

Empresas que não valorizam ou não escutam seus colaboradores criativos têm muito a perder e provavelmente ficarão defasadas no mercado. 

Criatividade e negócios

A criatividade está intimamente relacionada com negócios. Quando falamos em ser criativo já pensando em algo meio artístico, não é mesmo? E, de fato, é uma habilidade que está diretamente ligada ao marketing, mas ainda vamos chegar lá!

Antes de falar do marketing é fundamental que a empresa como um todo tenha processos criativos. E por quê? Porque processos criativos costumam ser mais eficientes, ágeis e mais produtivos. 

É muito importante que os próprios gestores incentivem a equipe a ser mais criativa. 

E aí entra aquela questão: será que a criatividade é uma característica intrínseca do ser humano?

Há pessoas que são mais criativas que outras, mas isso não é algo de nascença, isso se dá pelo seu desenvolvimento, pelo ambiente que ela cresceu.

Crianças mais livres e com pais que apoiam a criatividade serão, obviamente, mais criativas! 

Porém, isso não quer dizer que não podemos desenvolver essa característica depois de adultos. 

Empresas estão investindo em treinamentos, cursos, enfim, em um ambiente que fomente o “ser criativo” – e os resultados são realmente incríveis. 

Criatividade no seu conceito de marketing 

Obviamente não poderíamos deixar de falar da relação da criatividade com o marketing. 

O setor é um dos que mais exigem pessoas criativas, isso porque é um departamento que sempre precisa se destacar perante uma concorrência muito grande, principalmente nas redes sociais.

Aqui, qualquer detalhe criativo pode fazer você ganhar o cliente. Seja um cartão totalmente diferenciado, seja com uma grande campanha de publicidade. 

Além da criatividade em si, é preciso dominar conceitos de marketing e design para que tudo se interligue. 

Como um design criativo pode ajudar no ambiente

Se você está inserido em um ambiente criativo e que tenha isso expresso em seu visual, a tendência é que os colaboradores também sejam mais criativos. 

Cores e formas despertam criatividade, então é sempre interessante apostar nisso para que haja maior desenvolvimento dessa skill.

O “ser criativo” não deixa de ser muito visual e é importante trazer isso no dia a dia de uma corporação. Pequenos detalhes, como pintar a parede de outra cor eu trabalhar com agendas diferenciadas, traz mais resultados do que aparenta. 

Se você deseja um ambiente criativo e deseja usufruir de todos os benefícios da criatividade, não deixe de investir em design e em colaboradores criativos. Quer saber mais? Não deixe de acessar o site da Ideup, agência de design.