Como usar a arte da persuasão no design e no texto do seu site.

Todo site começa com um objetivo. Seja vendendo um produto, comercializando um serviço ou simplesmente fornecendo informações, você deseja que as pessoas que visitam seu site saiam com um senso de propósito e valor. Geralmente, isso requer que os usuários comprem algo – esse algo pode ser um objeto tangível ou um conceito abstrato. Para conseguir isso, há muitos passos simples que você pode seguir para empregar princípios de web design persuasivos.

1. Use ‘Você’ em vez de ‘Nós’

Quando você está tentando vender ou comercializar algo, é fácil ficar preso em seu próprio ponto de vista. Afinal, você está empolgado com o seu negócio – e mal pode esperar para compartilhá-lo com o mundo.

Mas tome cuidado para não enquadrar o conteúdo do seu site de uma perspectiva ‘nós’. Quando uma pessoa chega à sua página de destino, ela o faz com pouca consideração sobre quem você é, o que gosta ou o que pensa sobre seu próprio negócio. Pode parecer cruel, mas os usuários são um pouco egoístas. Eles querem saber como seu negócio se relaciona com eles. O que você pode oferecer a eles que é melhor do que seus concorrentes? O que torna o seu produto ou serviço perfeito para eles ?

Ao empregar ‘você’ e ‘seu’ em sua cópia, você forma uma conexão imediata com seu leitor. Escrever desta forma também o ajuda a enquadrar o seu negócio em relação aos seus clientes e clientes . Quando combinado com a pesquisa do usuário e uma compreensão real e baseada em dados do seu público-alvo, você pode escrever uma cópia eficaz que fale diretamente com as necessidades e desejos do seu público – persuadindo-os a permanecer em sua página.

2. Conte uma história com apelo emocional

Acreditamos no poder de contar histórias . É um elemento essencial do branding e do marketing modernos. E quando você estiver pensando em como contar sua história, volte para a base do seu site – os objetivos do seu usuário.

Ao escrever uma cópia e fazer escolhas de design, pense nas necessidades e desejos de seu usuário e apele a eles em um nível emocional. Isso provavelmente depende do tom geral do seu site (o humor funcionará? ou algo mais sombrio é apropriado?)
A questão é que você quer usar copy e design para provocar uma reação emocional, principalmente na sua landing page. É difícil convencer alguém a ler algo chato. Tente evitar linguagem seca e técnica, mas chegue ao cerne dos objetivos do seu usuário e apele para eles de forma conversacional.

3. Agregar valor à mesa

Usar propostas de valor é provavelmente um dos elementos mais importantes da escrita persuasiva. Como consumidor, seu primeiro pensamento ao visualizar um produto geralmente é o que eu ganho com ele? Relacionado à nossa primeira dica, tente pensar no valor que sua oferta tem para o seu público, em vez de apenas listar seus vários recursos. É muito bom que seu produto tenha sinos e assobios extras – mas eles não significaram muito se seu valor não for declarado. Todo o texto da sua página deve dizer claramente ao seu público o que eles podem ganhar ao se envolver com sua marca.
Há algumas evidências que mostram que os consumidores não estão apenas interessados no que podem ganhar com um produto ou serviço, mas no que podem perder por não usá-lo . Esse fenômeno é chamado de ‘ teoria da perspectiva ‘ e afirma que as pessoas estão mais dispostas a evitar uma perda do que receber um ganho. Pense nisso ao escrever propostas de valor – escrevê-las para refletir o que uma pessoa pode perder se não comprar.

4. Use os títulos de forma eficaz

Os títulos são uma ótima maneira de dividir grandes blocos de texto. Mas eles têm uma função importante. As manchetes devem ser atraentes e envolventes, mas, mais importante, não devem revelar tudo em uma frase.
As pessoas são bombardeadas com informações online. Você já disse a alguém que ‘leu um artigo’ online, mas na verdade acabou de ver a manchete no Twitter? Nós também.
É um fenômeno comum e, se você deseja que os usuários obtenham mais informações sobre sua empresa e aprendam sobre seu valor, seu título deve deixar algo para a imaginação. Crie intriga com seus títulos fazendo uma pergunta difícil ou prometendo algo que será revelado no texto abaixo.

5. Envolva-se com elementos visuais

Os recursos visuais são o aspecto mais crucial de qualquer bom site. As pessoas são atraídas por elementos visuais muito mais do que por cópia, e usar cópia e imagens juntas pode ajudar a atrair usuários e tentá-los a ler mais. É importante que você jogue esses dois elementos um do outro para criar um site cujo conteúdo seja atraente e mantenha os usuários clicando:

  • Use espaço em branco para evitar sobrecarregar sua página com conteúdo
  • Alternar imagem e texto , usando recursos visuais para chamar a atenção para o seu texto
  • Incorpore texto em suas imagens , por exemplo, usando fontes maiores para enfatizar recursos em uma imagem de produto (a Apple, sem surpresa, faz isso particularmente bem)

E não basta jogar qualquer imagem na tela – certifique-se de que suas imagens se ajustem ao clima geral e ao tema de sua marca para criar uma experiência de usuário memorável.

6. Considere UX em sua cópia

Seu redator e designer devem estar colaborando. Isso porque as palavras desempenham um papel importante na persuasão – mesmo que seu UX seja incrível e sua navegação seja bem pensada, você ainda precisa tomar cuidado com as palavras que usa para guiar as pessoas pelo seu site.

Use uma linguagem clara e simples, principalmente para navegação superior e botões em seu site. Por exemplo, um botão que diz “Inscreva-se agora” fala mais claramente aos objetivos de uma pessoa do que um botão que diz “Leia nossa inscrição” ou “Requisitos para inscrição”. Use uma linguagem que implique ação — é mais clara e mais intrigante.

De acordo com o conceito de clareza, tente dar aos usuários menos opções em vez de muitas. Fornecer alguns caminhos simples em seu site que são claramente rotulados (evite linguagem inteligente ou fofa ao orientar a navegação) é muito mais eficaz do que oferecer vários caminhos que podem causar paralisia na escolha do usuário.

7. Construa Confiança

Outro elemento-chave do conteúdo persuasivo é construir confiança e estabelecer legitimidade. Isso pode ser difícil, especialmente para novas empresas que ainda estão construindo sua presença online. Mas existem alguns métodos testados e comprovados que são simples de empregar:

  • Use depoimentos  para fazer novos clientes ou clientes se sentirem à vontade. Os usuários dependem muito de avaliações e depoimentos, portanto, apresentá-los claramente (especialmente em sua página de destino) é uma maneira infalível de criar confiança instantaneamente
  • Escreva usando uma linguagem que sinaliza experiência. Isso geralmente funciona melhor ao descrever elementos mais técnicos de seu produto ou serviço, mas indicar anos de experiência, formação educacional relevante e conhecimento geral da equipe também pode ajudar a aumentar a legitimidade
  • Supere as objeções para persuadir os usuários abordando e aliviando seus medos. Pensar sobre quais podem ser os pontos problemáticos de seu usuário com seu produto é uma maneira eficaz de criar confiança, mostrando a seus clientes/clientes em potencial que você pensou nas necessidades deles com cuidado

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