O que sua marca irá transmitir?

O meio de transmissão da mensagem que vai fazer com que o seu público-alvo enxergue suas intenções de oferecer um serviço que irá atendê-lo da melhor forma possível, é com certeza como o principal fator, a imagem da marca.

É a partir de sua exposição que serão projetadas as informações básicas sobre o tratamento que será dado pela empresa ao consumidor dela.

Expandir as informações de dentro da empresa passando sobre todas as suas ações internas e externas para o consumidor é um diferencial de atuação que vai destacar essa empresa sob as demais, porém não é algo obrigatório para todas as empresas tampouco um sinônimo de que terá vitória sob algumas marcas famosas e já consolidadas.

Lembre-se que a forma mais importante de demonstrar como ela vai agir perante o mercado, certamente é a sua apresentação e como ela poderá se familiarizar no ambiente em que ela será divulgada para os seus consumidores.

É preciso mostrar sua intenção de oferecer este serviço e não deixar em hipótese alguma que se perca alguma oportunidade de negócio, em algum momento de sua mensagem é necessário mostrar que você quer vender o seu produto, caso contrário não acontecerá à venda e o processo de comunicação da sua empresa ficará incompleto. Corre-se o risco de o seu cliente apenas gostar do produto, ficar interessado e acabar não levando esse produto por um motivo que você não explanou.

Porém não podemos focar em apenas vender, é preciso mostrar em sua mensagem a importância de adquirir o produto que queira oferecer. Certos produtos ou serviços tem sua funcionalidade de maior relevância do que o ato da compra em si, pois o sistema é essencial e funciona em praticamente toda a esfera global, é compra e venda, e o que motiva esse processo é um vasto campo de ofertas desde produtos importantes que nos acompanham em tarefas básicas do dia-a-dia até as demais superficialidades ou itens complementares que o seu consumidor queira eventualmente adquirir ou mesmo esses considerados passam a fazer parte da rotina do dia-a-dia de quem vai comprar esses itens.

Por isso é importante para quem vai produzir a mensagem da marca que será transmitida pelo emissor, no caso à empresa que vai divulgar esse produto, pensar em cada tipo de mensagem que queira passar para o seu potencial cliente. O indicado é que quem vai oferecer um produto essencial no mercado como um item básico, deve se atentar e de algum jeito poder mostrar o quanto é necessário o consumidor adquirir esse produto, de como esse produto tem que ser usado por ele (o consumidor) e que esse produto seja necessário no seu dia-a-dia, e até certo ponto essa recomendação equivale a quem vai comprar itens supérfluos ou complementares a rotina, mas que saiba como encaixar essa mensagem para a pessoa que vai utilizar o produto de vez em quando ou com certa frequência que não seja diária, como por exemplo, uma propaganda de bebidas ou itens de funcionalidade mais duradoura como ferramentas numa loja de construção.

Para ter o sucesso numa campanha que seja eficiente para atingir seu público-alvo é um diferencial pensar na mensagem de como a funcionalidade do produto aplicado pode ser vantajoso de forma atemporal.

Apesar de não precisar mostrar toda a sua missão, visão e valores, algo dessas três premissas têm que estar presentes na mensagem da marca em que será divulgada nos diferentes meios de comunicação, seja por um comercial, um spot, outdoor ou demais mídias, pois isso dá como base a mensagem que será transmitida e enriquece o seu conteúdo ao mostrar que a empresa é preocupada em resolver o problema com argumentos que a façam trabalhar por isso. Caso não tenha um deles, será uma mensagem vazia e de pura intenção comercial, sem pretensão de servir como parte da comunidade, isso em qualquer meio em que ela seja divulgada, tanto no ambiente virtual quanto o espaço físico.

Quanto à marca em sua forma, também é relevante pensar em como apresentar a figura, a cor que será escolhida e como ela vai impactar ao olho dos seus consumidores e instigar a vontade neles de comprar um produto.

Livros conhecidos no meio acadêmico publicitário ajudam a decifrar como as cores de uma marca podem ajudar ao seu potencial cliente aderir à mensagem que está sendo passada, um desses livros se chama Psicologia das Cores – Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão, das autoras brasileiras Eva Heller e Maria Lucia Lopes da Silva.

As cores e figuras escolhidas para a divulgação da marca são fatores de sucesso ou em alguns cases de fracasso numa campanha publicitária.