Criar uma estratégia para alcançar o seu público-alvo

E para o negócio realmente fazer sucesso, é preciso saber como atrair o público-alvo que é aquele a qual a mensagem de venda do produto deverá ser mostrada e, mais do que mostrada, atrair e motivar esse público-alvo realizar a compra do produto ofertado.

Entendendo melhor esse público-alvo você consegue saber como se comunicar e de que jeito vai “puxá-lo” para si em adquirir o produto que você tenha a disposição para a venda.

Sem conhecer o seu público-alvo você dificilmente terá um sucesso imediato na comercialização do produto em que queira divulgar e poderá causar muitos problemas para a continuidade da ação publicitária, já que cada investimento nessa área custa dinheiro, tempo e planejamento por parte da empresa que disponibiliza o dinheiro e para a agência que irá fazer o trabalho de comunicação da mensagem desse produto. Por isso é tão importante estabelecer estratégias eficientes para encontrar o público alvo definido.

A definição de público em seu significado se refere a um determinado perfil da gama de consumidores do qual você acredita que sejam os seus clientes, mesmo que isso não signifique algo direto, porque você ainda irá selecionar esse grupo de pessoas a qual a mensagem será direcionada ainda sem a venda concretizada.

Quando se conseguimos entender de maneira sublime o significado de todo o caminho da mensagem, desde sua origem quando ela é elaborada em meio a um plano de marketing ao consumidor, até o seu destino que é quando essa mensagem chega ao público interessado que irá ouvir atentamente a mensagem divulgada e vai acolher aquelas palavras cuidadosamente utilizadas pela campanha para decidir se as transforma num movimento de compra ou se apenas fique na vontade para que futuramente ainda compre esse produto divulgado ou fique apenas no desejo de obter por um longo período.

Para que se tenha o lado bom da coisa, precisamos saber como preparar muito bem uma estratégia que trate muito bem o público-alvo e que essa mensagem parta para cumprir seu papel, que é o de mostrar ao seu público o que é aquele produto, o porquê ele está ali à disposição e como fazer para que esse consumidor o tenha juntado com ele.

E uma regra fundamental para conhecermos o público alvo que queremos atingir e que ele veja a nossa mensagem, é justamente pensar em pessoas, você deverá tomar como obrigação para um trabalho bem feito pensar em perfis e suas diferentes combinações humanas.

Pode parecer meio clichê ou pleonasmo, mas que a verdade seja dita: para se pensar num grande número de pessoas é preciso pensa-las no plural.

Para vender um produto não adianta pensar apenas em um perfil de uma determinada pessoa, mas para que o seu negócio tenha sucesso, devemos pensar numa combinação de várias pessoas com suas peculiaridades dentro de um grupo selecionado que acredite ser o ideal, para que se consiga adaptar a mensagem da melhor maneira possível e pegar o maior número de pessoas que puder.

Assim que você tem definidas as pessoas para quem vai passar a mensagem como uma preparação para o que vai querer transmitir com o produto, é hora da cereja do bolo em pensar nas estratégias que serão utilizadas para o melhor alcance dessa mensagem ao maior número de pessoas possível ou todas aquelas que pretende atingir e que considere suficientes para obter uma margem de retorno. É bom ter em mente uma mensagem abrangente e que dialogue em várias correntes de pensamento dentro deste seleto grupo que escolheu para passar a mensagem, assim ela será mais bem aproveitada por aqueles que abracem sua ideia, tendo sempre em mente também que haverá uma margem de pessoas que poderão ficar de fora do avanço desta relação ao apenas observarem a mensagem, mas que pelo menos fique impactadas de maneira positiva com ela, o que isso se tornaria primordial para o sucesso da campanha e futuramente possa ajudar no processo de fidelização desses consumidores.

Será a hora de conectar sua mensagem até este grupo como a ação definitiva que irá percorrer o caminho da comunicação entre empresa e público alvo.

Aí que nos baseamos na teoria de estratégias de Philip Kotler em que a gente já tenha duas das três premissas do marketing que ele ensina já nas preparações da mensagem que são: o foco no potencial consumidor que seja o público alvo pretendido a observar esta propaganda (o pensar nas pessoas), e o valor com base em comportamentos e características (como um estudo antropológico nas pesquisas para descobrir o seu público), vai falar agora da principal delas que é a oferta de soluções de forma expressiva.

Exatamente nessa hora de apresentação do seu produto ao consumidor, é necessário que se faça a comunicação expressiva da melhor maneira do meio em que se divulgue essa peça publicitária, spot, outdoor, inserções no intervalo comercial da TV ou anúncios pela internet.

Temos que pensar que se estamos falando com um internauta ou um leitor de jornal impresso/revista, temos que aplicar as cores ideais que chamem atenção de quem está se inteirando com o conteúdo apresentado, além de programar os movimentos ideais no âmbito virtual para que o internauta perceba de forma sutil, desde que ele perceba esses movimentos.

Para um telespectador de um programa televisivo, além das cores chamativas ou discretas no pacote gráfico de acordo com o que melhor combine com o produto anunciado, o gestual também é muito importante e faz a diferença para o sucesso de uma propaganda, conforme o ritmo da mensagem seja atrativo com o produto.

E num spot de rádio, o tom de voz para falar ou cantar um jingle do produto a anunciar é muito importante para que o ouvinte consiga entender de forma clara e se familiarize com o sucesso que toca fora do programa radiofônico. Não é porque você não precisa aparecer em um spot que o esforço deve ser menor em como pensar no alcance de sua mensagem, pelo contrário o esforço deve ser dobrado porque existe um número maior de estações no dial do que emissoras de TV nas cidades, e a possibilidade do ouvinte mudar de uma estação para outra (principalmente quando as duas são do tocam o gênero musical ou são concorrentes em radiojornalismo) é maior. Por isso tem que haver um grande empenho para os profissionais da comunicação também lidarem com a mensagem a enviar aos seus públicos.

É importante saber o que o público alvo procura para ser atendido. Precisamos entender que muitas vezes oferecemos uma solução ideal para aquele que esteja procurando o determinado serviço que necessita na hora, ou que também pode acontecer de que essa necessidade pode surgir quando menos se espera abrir a vontade do potencial consumidor, o que será ainda mais gratificante no retorno em um profissional de comunicação que terá seu serviço passado como referência.

Mas também quando essa mensagem já se localiza do outro lado, com esse potencial consumidor do produto, ela ainda tem que enfrentar vários desafios que aí já precisamente não estão no alcance do profissional de comunicação resolver, desde que o cliente tenha entendido toda a mensagem repassada para ele e ele tenha entendido toda essa mensagem e quer adquirir o produto.

E se esse público alvo for um pouco mais abrangente do que esperado e você se deparar com um crescimento dele onde mais gente compre do que estava esperando? Aparentemente não há problema algum, pois ainda não vimos casos de algum dono de uma empresa ou um representante da agência de comunicação reclamar que a campanha atingiu patamares elevados e inesperados para além daqueles que se queria divulgar, salvo quando isso já venha prescrito e que possa ocasionar algum dano para uma das partes, exemplo algum remédio ou uso equivocado de algum inseticida, brinquedos não recomendados para certa idade, dentre outras mercadorias que possam apresentar algum tipo de risco.