Quais problemas sua empresa irá resolver?
Para entendermos um pouco mais essa questão, é necessário primeiro saber de onde partir e já ter um determinado conhecimento “de onde pisar” para que não se afunde antes mesmo de iniciar uma atividade.
É só pararmos um pouco para olhar que temos inúmeras possibilidades de atuar em pelo menos uma atividade, pois nesse mundo e nesse sistema econômico em que vivemos a troca de uma recompensa financeira por um serviço prestado é uma regra imposta para nossas vidas e em algum momento delas devemos tomar esta atitude, mas em muitas vezes há uma disparidade nessa pirâmide de necessidades, a pirâmide de Maslow onde nem sempre determinados produtos são essenciais ou nem sempre eles são supérfluos, pois nenhuma pessoa é igual à outra e cada uma tem suas particularidades e algumas com gostos diferenciados do que as outras e que buscam muitas vezes aquilo que é incomum para demanda no mercado.
Há uma série de fatores que poderá definir necessidades que deverão ser atendidas para dar o funcionamento ao sistema e como peça de engrenagem capitalista.
Pode ser em algum lugar em que haja necessidade de suprir uma mercadoria em falta, se uma determinada mercadoria não esteja disponível na cidade ou na região, pois os recursos são escassos, você poderá trazer essa mercadoria como uma novidade para aqueles consumidores locais e sanar os problemas que aquela comunidade possa necessitar. Em alguns casos não será possível nem encontrar essa demanda com o revendedor que abasteça o comércio ou o negócio, com isso haverá necessidade de recorrer ao ambiente virtual antes que haja algum outro concorrente que faça isso por você ou que o próprio cliente encontre essa saída.
Costumes e tradições no hábito de comprar aquilo que acha necessário também podem influir na hora de criar ou “fugir” desse problema. Observando a evolução comportamental, algo relacionado diretamente com o crescimento da população em que a empresa atua, poderá haver a possibilidade de atender as novas necessidades e arriscar coisas novas bem como uma tentativa de expandir o seu negócio.
Ao se deparar com os problemas que deverão ser sanados e que sua empresa deverá resolvê-los como um desafio, muito ao contrário do que pensamos de maneira pessoal e enxergar o problema como uma barreira, uns obstáculos a serem superados e como uma disputa de um jogo em que devemos ter a obrigação de sermos vitoriosos em cima de nosso arquirrival, no âmbito profissional, os problemas são vistos de forma completamente diferente.
Na visão profissional da coisa, não somos nós que vamos enfrentar o problema encontrado, mas sim o nosso trabalho, também conhecido como o nosso “eu profissional”, que quando ligado no automático o deixa que consequentemente seja uma frente para confrontar o problema.
Mas, sempre é bom lembrar que para uma empresa estar disposta a encarar os problemas que a aguardam no mercado, é essencial que a empresa esteja com todos os seus problemas internos resolvidos, quando todos os seus funcionários estejam empenhados e focados para que trabalhem em equipe a fim de sanar os problemas que são exigidos pela demanda de outros.
E quando deverá ser a hora de “fugir” de um problema ou repensar de outra forma para confrontá-lo e se reinventar para se adequar a atender e assim melhor contemplar o lugar numa determinada área? É quando todos os problemas aos lados estiverem preenchidos com as propostas de soluções alheias, o que significa que há uma saturação desse ramo de atividade e que é hora de tentar alguma outra coisa para se fizer em cima desse problema ou procurar uma forma diferenciada e única de se resolver esse problema para atrair os potenciais consumidores, o que seria algo mais difícil de lidar, pois a concorrência irá arrumar problemas com o mercado caso sinta tomada pelas suas ideias e, caso esteja disposto e sinta que tenha “bala na agulha” para uma eventual disputa de clientes entre você e a empresa do outro lado.
Parando para pensar sobre os problemas que sua empresa terá de resolver, são muitos, principalmente se sua empresa estiver começando no ramo onde o desafio é ainda maior e com um planejamento arriscado onde o empreendedor deverá estar preparado para uma chance maior de equívocos ou tropeços.
Ainda que as demais empresas, já consolidadas no mercado, não estão imunes à percepção dos problemas, em que elas também deverão lutar para manter suas relações de vínculo com os seus consumidores, como por exemplo, questões de imagem, preços que podem sofrer mudanças constantes de acordo com o cenário econômico, além de um fortalecimento das empresas concorrentes que poderão ganhar espaço se também souberem destacar. Isso também são problemas entre as empresas de uma determinada área.
Assim que uma empresa começa a atuar na área em que pretende resolver os problemas ou atender as necessidades, ela já deverá entrar pronta para trabalhar com diversos aspectos, ou seja, demais problemas que possam surgir no início de trajetória e ficarem atenta às surpresas que possam ocorrer pelo caminho. É fundamental que a empresa tenha uma reserva de dinheiro para isso, para que ela tenha as condições suficientes desse trabalho e opere sem dificuldades no setor em que atua, é uma questão de visão dos negócios.