Já faz alguns anos que ter a sua própria empresa no mundo digital vem sendo cada vez mais considerado pelas pessoas que desejam ter o seu próprio negócio.

Os motivos são diversos, indo dos altos índices de desemprego no Brasil até a facilidade de um empreendimento online. De fato, abrir uma loja ou qualquer outro tipo de comércio na internet é menos burocrático, mais prático e, também, mais barato.

Isso faz com que esse tipo de oportunidade consiga ser aproveitada pela maioria das pessoas, visto que muitos não possuem experiência em gerência ou grande capital inicial que possibilite investir.

Mas, além dessa tendência que já vem ocorrendo há alguns anos, o mercado sofre, hoje, uma experiência que ele nunca viu: coronavírus.

Por que desenvolver uma empresa no mundo digital é tão importante

É justamente por isso que desenvolver a sua empresa no mundo digital é tão importante. Por incrível que pareça, a internet é uma das possibilidades de transformar a crise causada pela pandemia em uma oportunidade.

É, inclusive, um dos poucos mercados que serão favorecidos nesse momento. Mas por quê? Bem, as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) são claras: higienização e distanciamento social.

O distanciamento social inclui o fechamento de todo o comércio da cidade. Na maioria dos municípios, apenas farmácias, mercados e outros serviços essenciais estão sendo abertos.

Ou seja, a única maneira de realizar compras é através da internet. As plataformas online têm ganhado uma visibilidade nunca vista.

É claro que o volume de compras caiu, pois, os consumidores estão “segurando” os gastos por conta desse momento de incerteza. Em contrapartida, todas as vendas estão sendo concentradas nas lojas online.

Investir em uma empresa no mundo digital nesse momento é a única forma de conseguir resistir à crise iminente da pandemia. Para aqueles que já possuem algum tipo de negócio, desenvolver uma plataforma online também é imprescindível.

Quais são as possibilidades para os empreendedores?

Mas quais são as possibilidades? Bem, o momento pelo qual estamos passando acaba limitando um pouco as nossas opções, mas ainda há muita coisa interessante que pode ser feita (e sem nenhuma aglomeração ou contato):

  • Desenvolver um site para vender produtos

Se você já tem uma loja física ou até mesmo costumava vender “batendo de porta em porta”, desenvolver um site ou blog de vendas é uma ótima oportunidade.

  • Marketing de afiliados

O marketing de afiliados funciona da seguinte maneira: alguém produz um produto digital (e-book, curso, treinamento, software, etc) e outra pessoa o promove nas plataformas digitais.

É possível ser qualquer uma das duas figuras. Não há investimento inicial e trabalha-se em casa.

  • Dropshipping

O dropshipping é uma categoria de e-commerce muito interessante. O usuário abre a sua loja online e vende determinado produto, no entanto, não é ele o responsável por essa mercadoria, mas, sim, um fornecedor.

O empreendedor será responsável somente por desenvolver o site, promovê-lo e repassar os pedidos ao fornecedor, que a entrega para o cliente. Ou seja, o vendedor é apenas um intermediário e não tem gasto inicial. 

Estratégias de divulgação para a empresa no mundo digital

Ter uma empresa no mundo digital é tecnicamente mais fácil, menos burocrático e mais acessível, mas, também, tem grande concorrência. Como se destacar?

É nesse momento que entra o marketing: uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O Marketing digital é muito acessível e é possível realizar diversas campanhas aumentar a visibilidade.

Então, a última dica é a seguinte: nunca deixe de investir em marketing ao abrir uma empresa no mundo digital. Estude o público-alvo e desenvolva campanhas que o atraia.