O design é parte importante em grande parte dos processos de elaboração de uma peça publicitária.
Sendo a alma do negócio, o design passou de apenas desenhos que ilustram marcas, logotipos ou mesmo para melhorar a aparência do produto ou do desenho para representar a identidade dessa marca e reforçar a imagem que ela quer passar para o seu consumidor, que uma hora ou outra vai ser sentir atraído, pelos traços que compõe a figura símbolo dessa marca.
O design é um dos fatores de sucesso e bem aplicado ao marketing que se queira fazer de uma marca e reforça todas as possibilidades de divulgação de uma empresa, de um serviço ou de alguma campanha que faça lembrar o desenho inserido em sua divulgação.
Falando sobre o contexto em que o design faça parte dessas estratégias, pensamos nas amplas possibilidades que temos em criação com as ferramentas disponíveis no estudo do marketing.
E essa evolução se deu por um tempo no conjunto de definição das estratégias para melhorar a divulgação do produto que queira ser mostrado, para uma questão de proximidade do produto com o seu potencial cliente.
Por isso que este contexto de marketing também evoluiu para melhor explicar qual é a proposta que a marca tem de oferecê-la e atender melhor esse consumidor que vai experimentar o produto, que já é um fiel comprador dele ou que além do mais, divulgue o produto para outras pessoas, bem como demonstrar a necessidade de ter esse produto consigo e para sua família, amigos… Se sentir pertencente a esse produto.
Essa proximidade foi possível, graças a um grau de intensidade na divulgação da marca junto ao seu consumidor, que realizou todo o esforço para melhor se chegar a ele e todo empenho para que fosse colocada em prática aquilo que estava no papel, e se materializar no caminho da mensagem que a empresa queira passar.
E assim que o marketing aliado intimamente ao design contido na peça atinge o êxito de fazer com que o consumidor compre de fato o produto e começa a falar bem, ajudando a propagar e mostrando o quanto esse produto é bacana, o propósito foi superado e como se ligasse um “piloto automático” o conceito que a marca deseja passar aos seus clientes é todo o mais expandido até se tornar um hábito consumir aquele produto ou mesmo aquela marca por parte do público-alvo pretendido, ou até de se arriscar em ousar mais a fim de trazer novos consumidores para o respectivo produto.
Por isso, o marketing e o design são tão importantes para que o seu produto ou o seu serviço que venha a oferecer, tenham sucesso no mercado e consiga seus compradores cativos, e criar novos públicos para que venham conhecê-los e compra-los.
Portanto, é fundamental usar as duas ferramentas (marketing com o design) tanto internamente em sua preparação, para que os comunicadores tenham o prazer de trabalhar em cima da publicidade do produto, tanto externamente, quando esse produto ou serviço será oferecido ao consumidor.
É importante impressionar até quem “vai vender o peixe” como quem irá usufruí-lo!