A importância de se escolher um nome simples e de uma pronúncia clara e ao mesmo tempo rápida, mas que passe todo o sentido para uma comunicação sociável é um dos principais fatores para alavancar o negócio.

As empresas que fazem sucesso e literalmente estão na “boca do povo” são muito fáceis de falar e a escolha minuciosa de harmonização entre vogais e consoantes é sem dúvidas, a receita de expansão dos negócios em grande escala, e são produtos que as massas aderem e ainda podem fazer uma coalisão das mais variadas classes sociais.

Alguns exemplos claros com certeza são as empresas que atraem consumidores de várias classes sociais, idades e lugares do mundo, como a empresa de calçados Nike, a gigante da tecnologia Apple, o serviço de streaming Netflix ou as empresas automotivas Ford, Toyota, Audi, dentre outras. São empresas fáceis que usam nomes curtos e que são de pronúncia simples, com a mensagem direta.

Algo que é preciso entender para não se fazer na escolha de um nome para a sua empresa. Um nome complicado, difícil de falar (geralmente usado por muitas letras), pode ser um empecilho na hora de associar o produto oferecido ao cotidiano da vida de seu público-alvo, por isso vale a dica de simplificar o nome da empresa, pois as pessoas estão com muitas atividades para fazer no dia-a-dia e essa correria, e pelo curto espaço de tempo em que elas estejam disponíveis elas precisam indicar rapidamente algum serviço a um amigo que esteja procurando por opções.

A hora de lembrar é muito importante! Fazer com que o nome da empresa esteja ligado diretamente a um hábito da pessoa em que pretende se alcançar a mensagem, e que o nome escolhido faça um real sentido para o produto ofertado, em que a pessoa que vai pronunciar o nome dessa empresa já relacione a marca ao produto que esteja à venda e claro que não soe estranho na hora de falar.

Quando se faz a escolha correta de um nome para a empresa, esse nome escolhido passa uma simples fachada para mostrar o que está sendo vendido para uma identificação que ultrapasse aquilo que possa ser visto pelo cliente a um apelo emocional por parte dele ou dela, dependendo do produto ou o adequando para o respectivo público.

E por falar em apelo emocional, não dá pra esperar que apareça apenas pelo consumidor esta identificação, mas que a própria empresa tenha condições de criar esse vínculo com um nome que associe quanto à necessidade desse consumidor adquirir o produto.

Isso é muito importante e muito vantajoso, primeiro porque vai economizar em tempo tanto do emissor que é a empresa quanto para o receptor do produto que é o cliente, e também porque vai tornar a empresa sociável e deixar com que a recomendação seja feita de forma automática, uma hora ou outra vai se tornar um dos fatores para que deixe o produto necessário para esses consumidores.

Quando essa identidade com a marca é criada ou reforçada a partir do nome que é posto sob ela e o produto que será vendido, ela começa a se vender por si mesma e os revendedores nem sempre são aqueles que estão no ponto de venda e oferecendo o produto, poderá ser algo mesmo de forma contínua e sem querer pelos seus próprios consumidores que vem outros consumidores e ficam com a vontade de comprar o produto que acaba por ser anunciado, gerando assim o marketing de recomendação mesmo que seja desproposital ou não, pode ser que a pessoa queira mesmo mostrar o produto com o nome.

E o nome faz a diferença também no ambiente virtual. Nas telinhas dos smartphones e tablets, pelo acesso à internet, em que aparecem cada vez mais espaços para divulgar uma empresa e sua marca, é muito importante fazer uma boa escolha do nome, neste ambiente que seja um nome que se associe a necessidade do internauta.

No ambiente virtual a procurar por serviços complementares ou aqueles que não sejam tão fáceis de encontrar nas ruas, possibilita ousar um pouco mais e chamar atenção além da praticidade com um nome curto, poder arriscar um nome mais extenso, se a intenção for buscar um público-alvo mais segmentado que busque um determinado serviço específico num vasto lugar de inúmeras possibilidades que é a internet.

Além de cuidar do nome como uma das formas mais eficazes de escolher um tipo de marketing e assim atingir mais facilmente o seu público preterido, é muito interessante cuidar da cor que envolve o nome da marca, em que ambiente do cartaz ou do anúncio em que estiver inserido, como as cores que estão em volta, se elas combinam em harmonia entre a fonte usada para mostrar o nome e o contexto desse anúncio.

Há possibilidades de utilização de figuras, desenhos em volta que realçam a arte em conjunto com o nome que é escolhido, nesse processo de design, cada detalhe importa e cada ação de reforço dessa marca tem que ser muito bem pensado para reforçar a marca ou também o cuidado em não deixa-la se descaracterizar e espantar seus consumidores.

E para que ela não se perca e que mantenha seus clientes fidelizados em sua base de consumidores, é importante observar nas grandes empresas que dificilmente elas mudam uma letra sequer do seu nome, pois quando fazem alteração, automaticamente os seus consumidores percebem que houve alguma mudança importante sob a administração da empresa. Seja ela uma fusão com alguma outra empresa, acordo de aquisição de uma parte dela com outra organização, e até mesmo uma falência que pode soar com alguma interrupção no serviço e assim estremecer a relação não só com os seus consumidores que podem estranhar decisões da empresa que já está acostumado a comprar os seus produtos ou gerar alguns rumores desnecessários e se desgastar com notas desnecessárias de esclarecimento.

Por isso, todo o cuidado quando aconteça alguma alteração com o nome da empresa, mesmo que essa alteração seja necessária para melhorar sua funcionalidade, ela deverá ser bem esclarecida aos seus consumidores, para que eles possam se adaptar a essas mudanças e manter a relação comercial harmonizada.

Quando a empresa tem condições financeiras de promover algumas ações junto aos seus consumidores ou a comunidade local, sendo alguma atividade em local público devidamente autorizado, patrocínio de eventos e peças publicitárias, é sempre muito bacana ver como o nome da empresa pode ser encaixado com o nome de evento e quando essa combinação da marca flui muito bem com o evento proposto, cria uma identidade que aproxima o público que já a consome, além de prospectar novos clientes para ela, como são as experiências de atendimento no tipo de Marketing de Experiência.

Um dos fatores a pensar para que impressione o seu público-alvo é o nome, e como ele se adequa ao serviço que será prestado como produto a esses consumidores.

Mas ainda voltando na questão da escolha do nome da empresa, é importante saber que pelo nome que é contido na marca, a empresa irá passar uma versão resumida de sua missão, visão e valores, portanto não há apenas uma preocupação com quem essa empresa vai dirigir sua mensagem, mas também haverá uma preocupação interna de como essa empresa vai se portar no mercado, se ela irá passar uma seriedade e for direto ao ponto ou será uma imagem para descontrair com um nome engraçado, mas que seja uma boa sacada de seus criadores que passe um sentido de inovação em sua mensagem. Independente de ambas as formas que de atuação que deseja transmitir profissionalmente, é necessário que haja credibilidade e que cative seus potenciais clientes como forma de estabelecer o seu negócio.

E para ser algo feito com seriedade e que se estabeleça com uma empresa de forte competência e atuação no mercado, ainda no nome é necessário pensar de maneira original e que ela se diferencie como uma empresa única. Todo cuidado com plágio é fundamental para que não haja problemas com relação ao uso do nome da marca a fim de evitar problemas judiciais com outras empresas, além da imagem para que evite ter suas próprias dificuldades de trabalhos e mudanças repentinas que possa ocorrer com mudanças de nomes.

Revisar a utilização correta da ortografia e gramática do nome, pois é a principal mensagem que será passada aos seus consumidores, a porta de entrada de toda a divulgação da empresa esse cuidado com a marca.

Verificar a propriedade intelectual do nome por meio de uma consulta ao INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, que é o órgão que controla registros e patentes de marcas em atividade pelo Brasil. Basta uma simples verificação no site do INPI.

Na internet, também é possível fazer essas revisões, tanto de ortografia quanto a consulta do nome no mercado, além da possibilidade de testar gratuitamente na plataforma online Opinion Box algumas avaliações se o nome e o modo de atuação no mercado serão convincentes para que a empresa se estabeleça e dar o feedback de pontos presentes na sua proposta.

Ainda na web, é possível encontrar alguns sites que funcionam como geradores de nomes para a empresa, onde é possível aceitar sugestões de nomes criados na plataforma como uma ajuda na hora de pensar em um nome para o seu negócio.

Pode parecer que uma simples escolha de nome seja pouco para começar uma atividade empresarial, mas vale muito pensar em cada detalhe e no contexto do que o nome da empresa signifique, por isso há recomendação de filosofar o que representa o nome da marca antes de coloca-la em atividade.